terça-feira, 15 de julho de 2008

Caso o caso soubesse do acaso, o caso não se casava por acaso. (Lado A)


Antônio pescador tem duas mulheres. Uma é irmã da outra e vice-versa. É preciso insistência para se acreditar em certas coisas. Com a primeira, mais velha, teve onze filhos. Com a segunda, teve 10. Então é pai de 21 filhos, persistência. Moram na ilha do Morro do Socorro, Brasil. Foi pescador durante toda vida. Nunca viu cinema, teatro ou foi a estádio de futebol. Computador pouco, mas viu. Foi três vezes à capital. Tem televisão e se identificam com a programação de forma projetada. Problemas conjugais? Sim, mas todo mundo tem. Problema com os filhos? Natal e dia da crianças, complica. Antônio, Seu Antônio. O senhor nos demonstra como é incerto o chão que sustentamos nossas certezas, nossas verdades tão nossas, que sem elas cairíamos e não levantaríamos mais.


Antônio acorda com o sol ainda dentro d’água. O horizonte é uma linha que muda de cor. Ele sabe o que há depois do horizonte. Tem mais água. Os dois filhos mais velhos, precisam de um carinho para levantar. Eles aguardam acordados a palavra pátria. café da manhã com farinha e leite, mamãe fez antes de se deitar de novo. Estendem as redes, dobram cuidadosamente enquanto contam lorotas para acordar. O Eles empurram o barco pela água. O mar está calmo.


Antônio voltou da pescaria mais uma vez. Ouve o barulho do mar ou das crianças. Está tão acostumado em dormir e acordar no mesmo horário que nada incomoda. Esse mês teve mais peixe, no seguinte teve um pouco menos. Comemos muito peixe. Dizem que faz bem. Gostava de conversar com quem é de fora. Aliás vende água de coco nos verões, pela tarde, isso há mais de trinta anos. Antônio não tem sapatos, têm chinelos e a casca dura do pé. Antônio não tem idéia de como funciona a estrutura das CPIs no Congresso Nacional.

Seu Antônio estava surpreso com o número de turistas esse ano. Bastante gente, gente de fora e gente do sul também. Seu Antônio gostava de sorrir muito ao gritar “Olha Água de Coco”. Todos vinham, compravam e não reclamavam do preço, ele também não pedia muito. Um dia um fato estranho aconteceu, que ele conta até hoje para a família, a grande família, fato que ainda não conseguiu entender.

Nenhum comentário: